Brasil 0 x 1 Argentina - Seleção se desespera e vê rival quebrar tabu de 28 anos e levantar a taça no Maracanã

Apesar do gol de Di Maria, Messi foi considerado o grande responsável pela conquista e dedicou para Maradona

Campeão da Copa América, a Argentina receberá 10 milhões de dólares, cerca de R$ 52,6 milhões na cotação atual

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – O Brasil lutou, tentou por todos os lados, mas não conseguiu passar pelo ferrolho montado pela Argentina e acabou sendo derrotado, em pleno Maracanã, por 1 a 0, na noite deste sábado, na grande decisão da Copa América. O autor do único gol do duelo foi marcado por Di Maria, aos 21 minutos do primeiro tempo.

Com a vitória, a Argentina quebra um tabu de 28 anos sem conquistar um título sequer. O último foi justamente a Copa América de 1993. Vale lembrar que a seleção, hoje comandada por Scaloni, havia perdido as últimas quatro finais em que disputou do torneio, mas levou, neste sábado, o torneio pela 15ª vez.

Os hermanos ainda colocaram um ponto final naquele ‘fantasma’ que assombrava a equipe desde 2014, quando perdeu a possibilidade de conquistar a Copa do Mundo no Maracanã ao perder diante da Alemanha por 1 a 0.  De volta ao estádio, conseguiu um final feliz com o título da Copa América.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

No retrospecto geral, no entanto, a seleção brasileira leva vantagem. O Brasil tem 43 vitórias, 25 empates e 39 derrotas.

POR COBERTURA!

O primeiro tempo começou muito pegado. Ambos os times não conseguiram criar, mas brigaram muito, tanto que Neymar teve o calção rasgado. O camisa 10 era o jogador mais caçado. Os argentinos não perdiam a oportunidade de provocar ou dar uma ‘biquinha’ no atacante, que continuou sem perder o foco.

Apesar de ter a posse de bola, o Brasil acabou sendo surpreendido após uma falha de Renan Lodi, que vinha muito bem até aquele momento. Aos 21 minutos, De Paul acionou Di Maria pela direita. O craque do PSG saiu de frente para Éderson e deu um leve toque por cima do goleiro para jogar a bola no fundo das redes.

Atrás do placar, o Brasil tentou acelerar o jogo com Éverton Cebolinha e Richarlison, mas a Argentina continuou ‘mordendo’ forte e não deu espaço para a equipe brasileira ameaçar o goleiro Emiliano Martínez. O time de Scaloni ‘sentou’ no resultado e acabou levando a vantagem para o intervalo.

VIROU DESESPERO

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

No segundo tempo, Tite foi ousado. O treinador tirou Fred e colocou Firmino. Sem ter sucesso com a alteração, o comandante jogou o time ainda mais na frente com as entradas de Vinícius Júnior e Gabigol. Renan Lodi também saiu para a entrada de Emerson. No entanto, o panorama continuou o mesmo.

Brasil 0 x 1 Argentina - Seleção se desespera e vê rival quebrar tabu de 28 anos e levantar a taça no Maracanã 22

O Brasil até chegou ao gol com Richarlison, mas a arbitragem pegou impedimento do ex-atacante do Fluminense e anulou o lance. A seleção continuou atacante, mas a Argentina não deixou espaços e continuou ‘batendo’ muito, e Neymar era o principal alvo do adversário. O camisa 10 pegava na bola e ia para o chão.

E não teve jeito. Mesmo com cinco atacantes em boa parte do segundo tempo, o Brasil ficou aquém do esperado, se desorganizou totalmente, não conseguiu criar e não evitou o vice-campeonato. Do outro lado, Messi não brilhou, chegou a desperdiçar uma grande oportunidade de frente para Ederson, mas teve uma atuação defensiva, ao lado de seus companheiros, perfeita e conseguiu enfim levantar uma taça pela seleção.

FESTA DO CRAQUE

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_05

Após o apito final, Messi foi carregado e ovacionado por seus companheiros, enquanto Neymar se ajoelhou no gramado e começou a chorar. O craque brasileiro não participou da campanha do título de 2019 por ter se lesionado dias antes do torneio.

Messi aproveitou também para comemorar com os poucos torcedores que estiveram presentes na noite deste sábado, no Maracanã. A prefeitura do Rio de Janeiro liberou 10% do estádio para convidados, em sua maioria argentinos, que fizeram a festa no estádio.

FICHA TÉCNICA

Brasil
0 1
Argentina
Fase:
Final
Rodada:
1ª rodada
Data:
10/07/2021
Horário:
21:00
Árbitro:
Esteban Ostojich (URU)
Assistentes:
Carlos Barreiro (URU) e Martin Soppi (URU)
Cartões Amarelos:
Brasil: Marquinhos, Renan Lodi, Fred e Lucas Paquetá
Argentina: De Paul, Montiel, Lo Celso, Otamendi e Paredes
GOLS:
Argentina: Di Maria 21’/1T
Estádio:
Maracanã
Local:
Rio de Janeiro (RJ)
/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}