Campineiro é eleito presidente da principal associação brasileira de cronista esportivo.

A ABRACE também é a principal entidade de cronistas esportivo da América Latina

Artur Eugênio Mathias rompe jejum de mais de três décadas sem um paulista na associação nacional

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Campinas, SP, 15 (AFI) – A Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos, a ABRACE, definiu em Campinas, na última sexta-feira (12), sua nova diretoria para conduzir a entidade até 2025. O cronista esportivo, Artur Eugênio Mathias, que encabeçou a chapa ABRACE Forte, foi eleito por dez votos a nove e ao lado dos vice-presidentes Jair Oliveira e Antônio Coca fará a gestão associação.

Artur Eugênio é advogado, cronista esportivo desde 1979, quando começou atuar na Rádio Brasil de Campinas, idealizador e fundador do Portal Futebol Interior, fundador e atual presidente da Associação dos Cronistas Esportivo do Interior de São Paulo, a ACEISP, e agora terá a missão de resgatar os bons tempos vividos pela ABRACE.

“Sabemos que a ABRACE é um entidade muito forte. Mas nos últimos tempos ela se distanciou muito dos cronistas esportivos. Queremos valorizar os cronistas, fazer com eles sejam respeitados e também valorizar as entidades estaduais”, afirmou.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

O evento, no Vitória Concept Hotel, em Campinas, idealizado pela ACEISP com apoio da ABRACE, além de contar com a eleição para o próximo quadriênio, também contou com diversas homenagens a nomes respeitados da crônica e do esporte.

Milton Neves, foi homenageado como maior cronista esportivo do Brasil nos últimos cinquenta anos, Dadá Maravilha, também marcou presença e foi homenageado, assim como o ex-meio-campo do Guarani, Zenon, e o ex-zagueiro Júlio César.

“É uma forma de resgatar grandes nomes do esporte. O Júlio César e o Zenon por serem representantes de nossa cidade e o Dadá Maravilha por tudo que fez por onde passou. O Milton Neves é um caso a parte, é o que mais valorizou a classe do cronista esportivo e revolucionou o rádio jornalismo no Brasil”, disse Artur.

Homenageados

Zenon, que após encerrar a carreira também migrou para a crônica esportiva, elogiou o novo momento da ABRACE e falou sobre as homenagens recebidas pelo fato de ser o melhor jogador de Campinas nos últimos cinquenta anos.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

“Fiquei muito feliz com as homenagens que foram realizadas. Sei o quão é importante o trabalho da imprensa e, com toda certeza, a imprensa tem um papel preponderante nas carreiras dos atletas que foram homenageados nesta noite”, explicou.

Único atleta vinculado a um time de Campinas que disputou uma Copa do Mundo, o ex-zagueiro Júlio César comemorou o fato de ser lembrado pela crônica esportiva.

“Eu fico muito feliz de ter o nome lembrado por tantos jornalistas. Eu tive uma carreira sólida e a imprensa teve parte fundamental para que eu pudesse ser conhecido. Ainda mais nos tempos que joguei sem a internet, então fico muito agradecido por tudo que recebi aqui”, disse.

Já Milton Neves – agradeceu todos os representantes dos 19 estados presentes e falou sobre a importância do rádio em sua vida.

“Eu não fazia nada até os dezenove anos, o rádio salvou minha vida. Não tenha dúvida que a crônica esportiva me deu tudo que tenho hoje e sou grato a isso. Receber essa homenagem é como voltar lá no passado e agradecer o rádio por ter entrado na minha vida. Simplesmente obrigado”, exclamou.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_05

“A ABRACE é uma entidade muito respeitada e muito tradicional. Ela está em ótimas mãos porque o Artur é muito dinâmico e saberá conduzi-la muito bem”, disse.

Nova Gestão

A nova gestão da ABRACE foi empossada e começou trabalhar de forma imediata para traçar os novos planos para o futuro da entidade. Ampliar a presença digital, valorizar e estreitar os laços com as entidades estaduais, entender as necessidades dos cronistas, são assuntos que fazem parte da pauta da nova diretoria.

Confira a nova diretoria

Artur Eugenio Mathias – Presidente São Paulo
Jair de Oliveira – 1º Vice Presidente – Espírito Santo
Antonio Coca – 2º Vice Presidente – Mato Grosso do Sul

Vice-presidentes Regionais
Norte
Carlos Brito – Amapá

Nordeste
João Camurça – Paraíba

Centro-Oeste
Lucimar Augusto – Goiás

Sudeste
Sérgio Carvalho – São Paulo

Sul
José Mira – Santa Catarina

/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}