Casas de apostas aumentam patrocínios a emissoras de TV e ampliam exposição no Brasil

Além de todos esses clubes e emissoras de TV, grandes influenciadores digitais estão firmando acordos com empresas deste segmento

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Campinas, SP, 27 (AFI) – O setor das apostas esportivas vem demonstrando um grande potencial econômico no mercado futebolístico nacional e internacional. Muitos investidores têm firmado acordos comerciais com clubes e torneios de todo mundo. Grandes marcas também têm firmado patrocínios com emissoras de TV, como: Globo, Band, SBT, Record, RedeTV!,SporTV e ESPN que exibem o esporte em território nacional.

Além de todos esses clubes e emissoras de TV, grandes influenciadores digitais estão firmando acordos com empresas deste segmento para produzir conteúdo de futebol em suas redes sociais. Não há nenhuma dúvida de que os mercados de apostas esportivas e de casinos no brasil estão em grande expansão. Os grandes investimentos em mídias esportivas comprovam este crescimento, e apontam as apostas esportivas como sendo a protagonista do crescimento econômico do futebol brasileiro. São mais de 53 bilhões movimentados anualmente no Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Ernst & Young Global Limited, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

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Os altos investimentos realizados pelas empresas do setor futebolístico, tem como principal objetivo conquistar e impactar os fãs do futebol, no intuito de expandir cada vez mais a cultura de apostas esportivas no Brasil. De acordo com Bruno Maia, especialista em inovação e negócios na indústria do esporte, as novas gerações fãs do futebol buscam se entreter com dados e estatísticas, pilares básicos do mundo das apostas.

Reforçou Maia: “A tendência é que as empresas desse segmento se conectem cada vez mais com grupos de mídia que possuam o esporte como ativo. As apostas criam micronarrativas e promovem uma experiência particular e paralela durante uma partida de futebol. Estamos em uma época em que as estatísticas viraram entretenimento, há uma geração que consome o esporte por meio de games e que se interessa intensamente pelo consumo de dados. Certamente as parcerias entre empresas e emissoras de TV irão gerar receitas novas e importantes para esses grupos de mídia.”

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O setor de apostas além de aumentar as receitas dessas empresas, os acordos firmados entre empresas do setor e emissoras de TV buscam racionalizar a prática na população brasileira. O diretor de marketing da casa de apostas patrocinadora do Vitória e Bahia e possui acordos comerciais com a emissora Band, HansScheiler manifesta: “Acredito que o mundo do futebol e as companhias de apostas são grandes aliados comerciais. Apesar da atividade ainda ser uma novidade no Brasil, a tendência é que ocorra uma popularização progressiva, principalmente após a regulamentação da prática. Vemos um futuro muito promissor para o mercado brasileiro, buscamos sempre gerar novas experiências ao torcedor, com ações que nos aproximem do público.”

Legislação

No momento, mais de 450 sites de apostas esportivas do exterior operam no Brasil sem qualquer tipo de tributação. Todos esses jogadores estão atuando fora do Brasil, devido à falta de regulamentação no território nacional. Após a constatação no fluxo econômico do país, com geração de empregos, arrecadação de impostos, o debate a respeito da regulamentação do setor de apostas esportivas no país, ganhou força no cenário político brasileiro. No ano de 2018, o congresso nacional sancionou a lei 13.756/18 sobre a criação da modalidade de aposta “quota fixa” referente às apostas online no Brasil. Contudo, a norma ainda não está concretizada, e sua regulamentação deve ocorrer de efetivo até o fim do ano que vem, atendendo os aos fatores esportivos, econômicos e tributários do segmento.

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Afirma o advogado especialista em direito desportivo Eduardo Carlezzo: “O mercado de apostas esportivas, quando finalmente regulado no Brasil, vai chacoalhar o mercado de mídia e entretenimento, abrindo várias frentes de novos negócios. Uma delas poderá ser a criação de plataformas de apostas por empresas donas de canais de TV. Isso já ocorreu no exterior onde poderosos canais esportivos deram esse passo, como é o caso da Fox Bet e da Sky Betting. No Brasil, a Globo, por exemplo, já tem um fantasy game, o Cartola, que eu sempre vi como um experimento para outros negócios no setor de apostas. Há muita água ainda para rolar por debaixo dessa ponte.”

O professor especialista em marketing do esporte Marcelo Palaia, também expressa sua opinião no sentido de que a criação de site de apostas de propriedade de emissoras de TV realmente existe, porém depende de regulamentação. Palaia afirma ainda que “É um mercado que vai deslanchar assim que as empresas estiverem funcionando legalmente no Brasil. A experiência de ver um jogo e apostar simultaneamente é muito atrativa, você faz isso com um ou dois cliques no seu celular. Além disso, temos uma população massiva, apaixonada por futebol, torneios com um alto nível de competição, esses fatores tornam o investimento no futebol brasileiro oportuno às empresas do segmento. Será cada vez mais comum a criação de novas estratégias de ativação no futebol por parte das companhias, em parceria com os clubes e as emissoras de TV.”

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O Crescimento exponencial deste mercado é evidente, principalmente com o aumento de ações publicitárias e acordos profissionais. Isso aumenta a expectativa de que a regulamentação deste setor ocorra o mais breve possível. Rene Salviano, outro grande profissional em marketing esportivo, acredita que o envolvimento de emissoras de TV com empresas de apostas esportivas, acontece devido aos grandes investimentos realizados e também pelo alcance de público de diversas maneiras. Estimativa de 2018 da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o mercado poderia movimentar até R $10 bilhões por ano.

Conclui Salvianodizendo: “As empresas de apostas são grandes investidores em mídia, e as emissoras de TV estão cada vez mais próximas desse segmento. Percebemos nos últimos três anos uma grande movimentação de todos se preparando para a regulamentação, é uma grande oportunidade para o mercado nacional se desenvolver em vários aspectos, estou torcendo para que isto aconteça. Quando você regulamenta e a empresa está no Brasil, os impostos vão gerar uma nova receita para o País e o governo pode aplicar isso em educação, esporte, segurança, entre outras áreas.”

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Desse modo, segundo especialistas, a regulamentação deste setor trará diversos benefícios ao Brasil. E como a população brasileira é apaixonada pelo futebol, a tendência é para que cada vez mais emissoras de TV e empresas do setor firmem parcerias, e lancem seus próprios sites de apostas.

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