Copa Paulista tem 22.ª edição como atração para o Interior

A Copa Paulista começou 1962 com o nome de Taça Estado de São Paulo e o motivo da Federação Paulista de Futebol (FPF) ter criado a competição, foi para movimentar os times paulista no meio do calendário

A Copa Paulista estreia nesta sexta-feira no jogo entre XV de Piracicaba e Lemense, às 20h. Saiba mais sobre a história da competição

São Bernardo é o atual campeão. (Foto: Alexandre Battibugli/ Paulistão)
pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Campinas, SP, 30 (AFI) – A Copa Paulista de 2022 estreia nesta sexta-feira (1) no jogo entre XV de Piracicaba e Lemense, no Estádio Barão da Serra Negra, às 20h. Essa será a 22ª edição do torneio.

A Copa Paulista começou 1962 com o nome de Taça Estado de São Paulo e o motivo da Federação Paulista de Futebol (FPF) ter criado a competição, foi para movimentar os times paulista no meio do calendário. O primeiro campeão da taça foi o Corinthians, sendo que só teve essa edição.

O INÍCIO DE TUDO

Em 1979, a FPF criou a Copa São Paulo de Futebol Profissional, que teve três anos de seguidos de duração. O primeiro campeão foi a Inter de Bebedouro, depois foi Parque da Mooca e na última edição foi o Oeste. Quatro anos depois a FPF fez um torneio parecido com a Copa São Paulo de 1979 para comemora os 50 de existência e quem ganhou foi o São Bento.

A atual Copa Paulista foi criada em 1999 com o nome de Copa Estado de São Paulo, tinha a mesma função de antigamente, que era ajudar os times da Série A1, A2 e A3 que não participavam de alguma divisão do Campeonato Brasileiro. O primeiro campeão foi o Paulista de Jundiaí.

São Bernardo é o atual campeão. (Foto: Alexandre Battibugli/ Paulistão)

MELHOROU A PREMIAÇÃO

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

Em 2000 não foi realizada a competição e desde 2001 a campeonato não teve mais interrupções. Além de ajudar os times paulista no calendário, em 2005 começou a proporciona uma vaga na Copa do Brasil e em 2016 o campeão poderia escolher uma vaga na Série D do Brasileiro ou na Copa do Brasil e o vice ficava com o que sobrava.

CURIOSIDADES DA COPA PAULISTA

O time que mais venceu a competição foi o Paulista de Jundiaí, com três canecos guardados na estante de troféus. O recorde de que mais marcou em uma edição pertence ao João Paulo, ex-atacante do Linense, que marcou 21 gols. O último campeão foi o São Bernardo em cima do Botafogo-SP, nos pênaltis.

Este ano serão 17 participante na Copa Paulista divididos em três grupos, dois com seis participantes e um com cinco. Clubes tradicionais como a Portuguesa que venceu a edição do ano de 2020, busca voltar a disputar a Copa do Brasil ou quem sabe a Série D. Outro time tradicional é o Água Santa que disputou o Paulistão esse ano e se manteve para a próxima edição.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

O São Bento também irá disputar o título e a vaga para a Copa do Brasil ou Série D este ano. O time subiu de divisão após perder a final para a Portuguesa. O São Caetano, campeão da edição de 2019,, busca volta ao seus dias de gloria quando chegou a uma final de Libertadores, porém precisa começar devagar e visa o título da Copa Paulista.

PÓS-JOGO
Oeste
0 0
São Caetano
PÓS-JOGO
Portuguesa
0 1
Água Santa-SP
PÓS-JOGO
EC São Bernardo
0 1
Juventus
PÓS-JOGO
Rio Claro
1 4
São Bento
PÓS-JOGO
Sertãozinho
0 3
Comercial
PÓS-JOGO
Primavera
1 3
Desportivo Brasil
PÓS-JOGO
XV de Piracicaba-SP
2 2
Lemense
/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}