Líder do MRP é condenado à prisão e fica fora da disputa pelo controle da Ponte Preta

André Carelli é condenado e vai cumprir pena. MRP fica sem candidato a presidente.

Coordenador do MRP pegou três anos de pena , além de pagar multa pesada ao ICMS

Carelli: condenado e fora da disputa

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Campinas, SP, 19 (AFI) – Na véspera da eleição do Conselho Deliberativo da Ponte Preta, neste sábado dia 20 de novembro, a chapa MRP – Movimento Renascer Pontepretano – perdeu um dos seus principais líderes. Trata-se de André Luiz Carelli Nunes, o André Carelli, que não vai poder mais concorrer ao conselho e nem à sonhada presidência da diretoria executiva. O motivo é grave: uma condenação pela Justiça Criminal de Campinas.

Coordenador da campanha do MRP, Carelli era apontado como possível candidato à presidência. Isso reforça a possibilidade de uma dobradinha entre Marco Eberlim, como vice, e Tiãozinho, como presidente. Apesar das negativas de Tiãozinho ele pode virar a primeira e, talvez, única opção para viabilizar a candidatura do grupo.

Carelli foi condenado por sonegação fiscal – não pagamento de ICMS, Imposto de Circulação de Mercadorias (0039289-93.2017.8.26.0114). A pena é pesada: três anos de reclusão (prisão), além do pagamento de 15 dias multa. Porém, como a pena é inferior ao mínimo legal – quatro anos – para cumprir em regime fechado, ele ficará em liberdade vigiada.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

A princípio, a pena de prisão foi substituída por 02 restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade e proibição de frequentar determinados lugares pelo tempo integral da pena.


Decisão da juíza criminal

PRISÃO E MULTA

A condenação já foi referendada em 2º Grau, e transitada em julgado no dia 15 de julho de 2021. Não há mais nenhuma possibilidade de recurso. A condenação é da juíza Patrícia Suárez Pae Kim, da 1.ª Vara Criminal de Campinas.


No dia 10 de setembro de 2021 no processo de número 0039289-93.2017.8.26.0114, a Juíza determinou a expedição das guias de recolhimento e que o nome do Sentenciado seja lançado no Livro Rol dos Culpados.

Além das penas restritivas de direitos, em substituição a pena de prisão, André Carelli terá que pagar uma multa penal, além, é claro, de responder a uma Execução Fiscal para que pague os valores sonegados. Os valores ainda não foram definidos pelos órgãos competentes.


ENTENDA O CRIME

Na verdade, o crime cometido por Carelli não é o de mero inadimplemento, mas sim o de sonegação de impostos, ou seja, deixar de recolher impostos em favor do Estado, em linhas gerais, se pode dizer que tentou enganar o Estado em suas prestações de contas.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

Sonegar é quando alguém se apropria (toma) de um valor em dinheiro que não é dele. Uma das principais máculas desse crime, é que, em última análise, se trata de um delito que lesa a sociedade.

André Carelli ainda tem outras ações de execução, o que significa que ele ainda deve dinheiro na praça e pode sofrer novas condenações.

Temendo esta conduta delitiva, e que o mesmo possa acontecer dentro da Ponte Preta, a chapa DNA Pontepretano entrou com pedido de impugnação da inscrição de André Carelli na chapa MRP. E teve êxito. O conselheiro deve, inclusive, ter seus direitos suspensos no clube por se tratar de um condenado criminal. Esta possibilidade é prevista no estatuto.


VIDA DURA

André Carelli perdeu a primariedade na Justiça. Ou seja, ao cometer qualquer outro delito poderá ser preso. Por exemplo: se ele for flagrado dirigindo após consumir bebida alcoólica, será encaminhado a uma cadeia imediatamente.

Embora ele não vá perder o direito de trabalhar ou ficar em casa durante o dia, com certeza, vai perder alguns privilégios de qualquer outro cidadão comum.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_05

Em tese, Carelli não poderá sair de casa à noite, nem nos finais de semana. Torcedor fanático da Ponte Preta, talvez, tenha que ver muitos jogos da Macaca apenas pela televisão, longe do estádio Moisés Lucarelli – o Majestoso


JUSTIÇA LENTA

Na condição de condenado, André Carelli, aguarda a expedição de guia de recolhimento prisional. Depois disso ele terá que se apresentar ao Fórum para o início do cumprimento da pena que lhe foi imposta. Sua ausência, a este ato, poderá resultar na formalização de um mandado de prisão, e ficará na condição, então, de foragido.

Esta lentidão da Justiça, proporcionou a André Carelli no passado um longo processo contra Sérgio Carnielli, que o afastou da presidência da Ponte Preta de 2008 até 2020. O subterfúgio usado na época foi questionar a prestação de contas da diretoria feita por uma auditoria independente.


O presidente de honra, Sérgio Carnielli, na ocasião, teve suas contas aprovadas pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, porém, acabou condenado por contratar uma empresa cujo suposto proprietário era um conselheiro do clube.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_06


Até hoje Sérgio Carnielli tenta provar sua inocência na Justiça, inclusive com seus advogados apresentando provas cabais de erros ocorridos no processo inicial.

/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}