Liga dos Campeões: Paris tem hotéis lotados por causa da final

Os torcedores de Real Madrid e Liverpool fizeram com que o setor hoteleiro de Paris atingisse ocupação máxima

Final da Liga dos Campeões é neste sábado, às 16h, no Stade de France

Liga dos Campeões, Liverpool x Real Madrid (Foto: Divulgação / UEFA)
pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Campinas, SP, 26 – Os torcedores de Real Madrid e Liverpool fizeram com que o setor hoteleiro de Paris, uma cidade acostumada com o turismo, atingisse níveis de ocupação e preço históricos. A demanda por hospedagem por causa da final da Liga dos Campeões deste sábado fez como que um quarto em um hotel três estrelas custasse mais de 1 mil euros (R$ 5 mil) por noite, segundo o jornal Le Monde.

A decisão acontece na mesma semana em que Paris recebe Roland Garros. Vale lembrar que o jogo estava agendado inicialmente para o Estádio Krestovski, na cidade russa de São Petersburgo, mas foi transferido em função da invasão da Rússia à Ucrânia.

Ainda que apenas 52 mil pessoas serão os privilegiados que poderão assistir ao jogo no Stade de France, outros tantos devem viajar a Paris na esperança de encontrar entradas na mão de cambistas, ou para participar dos ‘fan fest’ organizadas pela Uefa. Estima-se que somente de torcedores do Liverpool sejam cerca de 50 mil, já os madrilenhos virão em menor número.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

Para que se tenha uma ideia, Paris, hoje, possui 85 mil quartos de hotel disponíveis e ao redor de 30 mil alojamentos turísticos mobiliados. Segundo o barômetro MKG, duas semanas antes da final, 88% dos alojamentos disponíveis na capital francesa já estavam reservados.

MUDANÇA DE SEDE

Pela segunda vez consecutiva a cidade russa de São Petersburgo perde a oportunidade de sediar uma final da Liga dos Campeões. A primeira na edição de 2020/21, quando o jogo foi transferida para Portugal por causa da pandemia de covid-19.

Desta vez, por causa da guerra. A França foi escolhida porque não tinha muitos clubes nas oitavas de final da competição – apenas Paris Saint-Germain e Lille. O presidente francês, Emmanuel Macron, também participou da decisão. Esta foi apenas uma da série de sanções no âmbito do esporte que afetaram os russos desde o início do conflito em fevereiro.

Palco da grande final da Liga dos Campeões, Stade de France (Foto: Divulgação / UEFA)

COMO É O STADE DE FRANCE

O estádio Stade de France, em Saint-Denis, região metropolitana de Paris, foi construído para receber os jogos da Copa da França de 1998.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

Sua infraestrutura conta com uma plataforma móvel, uma grade extensível ou retrátil, que pode ser tirada para descobrir a pista de atletismo. Sua capacidade total é de 81.338 espectadores, ainda que para essa oportunidade foram disponibilizados apenas 64% dos lugares.

Foram realizadas duas finais da Liga dos Campeões no Stade de France: o Real Madrid derrotou o Valência por 3 a 0, em 2000, e Barcelona bateu o Arsenal, em 2006, no histórico gol do lateral-direito Belleti.

/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}