Paulista A2: Trio de Ferro revela os segredos de mais um acesso do Oeste

Ernesto Garcia, Mauro Guerra e Cidão têm dado toda a estrutura para o Oeste se manter entre os grandes do futebol

Ernesto Garcia, Mauro Guerra e Cidão têm dado toda a estrutura para o Oeste se manter entre os grandes do futebol

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Barueri, SP, 05 (AFI) – O Oeste está de volta à Série A1 do Campeonato Paulista. O Rubro superou o São Bernardo, na última terça-feira, por 3 a 2, e garantiu o acesso na Série A2. O clube de Barueri tem seus destaques em campo e no banco de reservas, como o técnico Roberto Cavalo, mas também conta com a força dos engravatados. O Trio de Ferro formado pelo diretor de futebol Aparecido Roberto de Freitas, o Cidão, o vice-presidente Mauro Guerra e o presidente Ernesto Garcia têm dado toda a estrutura para o Oeste se manter entre os grandes do futebol. Tanto é verdade que os dirigentes mantiveram a base do time que chegou perto do acesso na Série B do Brasileirão. E o resultado foi visto neste início de temporada.

“Vínhamos de uma Série A2 nada boa, mas em compensação fizemos uma boa Série B. Nosso intuito foi manter a base para este ano e deu certo. Começamos muito bem. No meio do caminho até tivemos algumas dificuldades por conta de lesões e suspensões, mas mantivemos a calma e o trabalho. O resultado veio com o acesso. Isso precisa ser valorizado”, Cidão.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

O elenco forte também foi lembrado por Mauro Guerra. Mesmo com os problemas comuns do futebol – lesões e suspensões -, o Oeste soube superar as adversidades. Roberto Cavalo e seu auxiliar Renan Freitas seguiram com o planejamento e o trabalho em cima dos jogadores disponíveis. O elenco entendeu a função.

“Temos um elenco forte com jogadores jovens e experientes e com vários jovens atletas. A sequência da Série A2 e Copa do Brasil acabou por gerar um desgaste maior em alguns atletas. Perdemos peças importantes, mas conseguimos nos recuperar. A série de vitórias foi importante para nossa recuperação e classificação. Sabíamos que o grupo era forte”, analisou Mauro Guerra.

O Oeste, após o acesso à elite do Paulistão, fará a final da Série A2 contra o Guarani que, na quarta-feira, bateu o XV de Piracicaba e também subiu de divisão.

Oeste de Barueri!
Fundado em Itápolis, o Oeste tem atuado em Barueri. O clube fez a mudança após a cidade de Itápolis não disponibilizar um estádio que atendesse a demanda de grandes competições como Paulistão, Série B e Copa do Brasil. Como não houve as reformas necessárias por parte da prefeitura, o clube não viu outra saída e não ser trocar de cidade.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

“Não tivemos outra opção, nunca foi nossa intenção deixar Itápolis, mas não restou outra saída. Não poderíamos jogar em nossa própria cidade por não termos um estádio com capacidade exigida pela FPF e pela CBF. Os custos são altos e não tivemos apoio de ninguém. Houve esse convite para que fôssemos para Barueri que tem uma estrutura espetacular”, explicou Ernesto Garcia.

Os frutos têm sido colhidos desde a ida para Barueri. Antes do acesso na Série A2 Paulista, o Oeste já havia feito sua melhor campanha na Série B, quando ficou seis pontos da zona de acesso. Na oportunidade, foram 19 jogos realizados na Arena Barueri com dez vitórias, sete empates e apenas duas derrotas.

“Temos nos mantido na Série B do Brasileiro há cinco temporadas e nessa última edição nos faltaram alguns detalhes para darmos um passo adiante. Mas esse ano vamos brigar para buscar uma vaga no Brasileirão. Esse é nosso objetivo e seria algo inédito para o clube que completou 97 anos”, completou o presidente.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_05

Acessos e títulos!
O presidente Ernesto Garcia e o vice-presidente Mauro Guerra estão no comando do Oeste desde 1997, quando o clube retornou suas atividades. Neste período foram 13 acessos. Já o diretor executivo de futebol Cidão chegou ao clube em 2005 e, em 13 anos, foi vice-campeão da Série A2 de 2008 – com direito a acesso – e obteve também o acesso à elite do Paulistão em 2015.

Antes, em 2010, o Rubro realizou boa campanha na Série A1, garantido vaga inédita à Série D do Brasileiro. Em 2011, o clube do interior foi campeão do Interior e conquistou acesso à Série C do Brasileiro. Já em 2012, com o trio de ferro no comando, o Oeste fez história com o inédito título da Série C. Por fim, em 2017, o Oeste disputou pela primeira vez a Copa do Brasil, feito repetido na atual temporada.

/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}