Vasco da Gama: Renasce um gigante

Com o novo modelo de clube empresa, o Gigante da Colina está preparando e muito bem o elenco para 2023

Vasco da Gama: Renasce um gigante. (Thiago Ribeiro/Vasco da Gama)
pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_02

Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – O Vasco Da Gama foi vendido na temporada de 2022 para o Grupo 777 e se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Com isso, tanto a torcida como os apaixonados por futebol criaram muita expectativa em cima do que se tornaria o clube.

Nenê comemorando o gol do acesso. (Lucas Tavares / Agência O Globo)

Mesmo com o negócio sendo concretizado na temporada passada, o acordado foi que o investimento seria iniciado apenas no início de 2023 com a volta do Gigante da Colina para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Com uma temporada bastante conturbada, o Vasco conseguiu o tão sonhado acesso apenas na última rodada da Série B. Na Batalha de Itu, contra o Ituano, no dia 06/11. Nenê, de pênalti, fez o único gol da partida, que garantiu a vaga no G-4.

CONTRATAÇÕES

Com o acesso garantido, a nova diretoria do Vasco começou a se movimentar no mercado para poder construir a base para o ano de 2023. Como primeiro passo, a mudança começou no diretor técnico e no novo técnico. Foram escolhidos Abel Braga e Maurício Barbieri para os cargos.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_03

Além da comissão técnica, o Gigante da Colina não brincou em serviço nas contratações. Até o momento foram nove, com todos os jogadores chegando com status de titular. Os contratados foram: Pedro Raul, Patrick de Lucca, Léo Pelé, Lucas Piton, Robson Bambu, Pumita Pumita Rodríguez, Ivan, Luca Orellano e Jair.

MAURÍCIO BARBIERI

Um bom técnico e com respaldo é extremamente necessário para poder montar um bom elenco e extrair o melhor de cada jogador. E, Maurício Barbieri foi o nome escolhido pela diretoria.

Maurício chega ao Vasco após passar duas temporadas no comando do Red Bull Bragantino. No clube paulista ele também montou um elenco do zero, e conseguiu encantar o país com um futebol moderno, com qualidade no toque de bola e jogadas muito bem desenhadas.

Maurício Barbieri na sua apresentação no Vasco da Gama. (Daniel Ramalho/Vasco)

Em 2020, sua primeira vez na Série A com o Bragantino, ele conseguiu um bom desempenho com o elenco que tinha, e terminou na 10ª colocação no campeonato, com 53 pontos, conquistando 13 vitória, 14 empates e 11 derrotas nos 38 jogos, garantindo assim a vaga para a Copa Sul-Americana.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_04

Em 2021, foi o ano em que Barbieri encantou o país com a melhor versão do Toro Rosso. Uma temporada mágica, onde parecia que os jogadores e o técnico sabiam exatamente tudo que iria acontecer. E foi assim que o clube terminou a Série A na 6ª colocação, com 56 pontos, e garantiu a vaga na pré-Libertadores.

Claudinho, destaque do RB Bragantino em 2021. (RB Bragantino)

Além da ótima temporada no Brasileirão. O treinador conseguiu levar o time para a final da Copa Sul-Americana. Com uma campanha memorável, eliminando times com bem mais tradição em torneios continentais. Como o Independiente del Valle-COL nas oitavas, Rosário Central-ARG, campeão da Libertadores, nas quartas e o Libertad-URU na semifinal.

Porém, na final Red Bull Bragantino acabou sendo derrotado para o Athletico Paranaense, outro clube que vem crescendo exponencialmente no cenário do futebol brasileiro e sul-americano, com um gol de voleio de Nikão.

Nikão comemorando gol marcado na final entre Athletico x RB Bragantino. (Twitter/@SudamericanaBR)

Com uma expectativa muito grande para 2022, por conta do ótimo desempenho na temporada anterior, o Bragantino de Barbieri não conseguiu desempenhar tão bem quanto se esperava, então, em novembro, o treinador foi demitido do clube.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_05

Com isso, Maurício chega ao Vasco com o contrato até o final de 2025, uma enorme bagagem, jeito especifico de jogar, e experiência em montar um elenco que pode entregar tudo o que ele deseja em campo. Até o momento, a contratação do treinador foi muito bem acertada pela diretoria, e a expectativa é de que o time renda bastante com ele no comando.

PEDRO RAUL

Pedro Raul, de 26 anos, é, até o momento, o maior nome que chega ao Vasco para esta temporada. Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2022 com 19 gols pelo Goiás, ficando atrás apenas de German Cano com 26, ele chega para ser o dono da camisa 9 e líder do ataque vascaíno.

Por ser novo, Pedro estava sendo disputado por vários clubes no Brasil, entre eles o Corinthians. Mas, após ter visto o projeto do Cruzmaltino, o centroavante de 1,92m decidiu se juntar ao clube carioca.

(Daniel Ramalho/Vasco)

Um atacante versátil, que consegue sair da área para poder buscar o jogo parece ser um jogador quase perfeito para encaixar no esquema tático de Barbieri. A esperança é que Pedro aumente ainda mais sua fase matadora no Vasco da Gama, onde tem contrato até dezembro de 2025.

PATRICK DE LUCCA

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_06

Volante, titular absoluto do Bahia desde 2021, Patrick de Luca chegou ao Gigante da Colina sem custos. Como o jogador estava em fim de contrato com o clube baiano, ele recusou a renovação e assinou um novo contrato com o clube carioca.

Na Série B de 2022, onde o Tricolor de Aço também garantiu o acesso, ele jogou 31 dos 38 jogos da competição, sendo 30 vezes titular da equipe. Com uma boa saída de bola, De Lucca terminou a temporada com 82% de passes certos por jogo. Além de um bom passe, ele mostrou que defende bem também, com cerca de 57 desarmes na competição.

Patrick fechou com o Vasco até até dezembro de 2025.

Patrick de Lucca em sua apresentação no Vasco. (Reprodução/VascoTV)

LÉO PELÉ

Zagueiro canhoto e versátil, Léo Pelé chega ao Vasco vindo do São Paulo, onde foi titular desde a temporada de 2020. Com 26 anos, ele também é um jogador que tem uma boa saída de bola, o que agrada bastante Maurício Barbieri. Na última temporada, ele terminou o Brasileirão com a média de 88% de acerto no passe por jogo.

No Tricolor, ele foi titular com todos os técnico que passaram pelo clube enquanto ele estava por lá. Além da boa saída de bola, ele se mostrou bastante regular, sendo um dos pilares da defesa do time.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_07

Léo chega ao Vasco também com a expectativa de ser titular. Com um contrato até dezembro de 2025, foi uma decisão bastante acertada da diretoria, que traz um jogador com uma idade boa, e que deve render muito com o novo treinador.

(Divulgação/Vasco)

LUCAS PITON

Talvez a segunda maior promessa dentre as contratações que o Vasco fez para a temporada. Lucas Piton chega vindo de um Corinthians bastante competitivo, que chegou na final da Copa do Brasil de 2022.

Com apenas 22 anos, o lateral-esquerdo foi titular do Timão na temporada de 2020 e 2022. Na temporada passada, ele jogou 28 dos 20 jogos do Campeonato Brasileiro, iniciando em 20 deles.

Contratado até dezembro de 2026, é bastante rápido, tem um bom passe, além de ser bastante jovem. Lucas também deve ser titular no Vasco de Barbieri, que tentará aflorar ainda mais as qualidades que ele já tem.

(Caio Almeida/Vasco)

ROBSON BAMBU

Vindo do Nice, da França, por empréstimo, o zagueiro chega ao Gigante da Colina como uma incógnita, pois não conseguiu ser titular no Corinthians em 2022, e pouco jogou no Santos, clube onde foi revelado, e no Athletico Paranaense, clube por qual foi vendido por 8 milhões de euros para o clube francês.

Com 25 anos, é uma boa aposta da diretoria Vascaina, tendo em vista que ele chega por empréstimo até dezembro deste ano.

(Divulgação/Vasco)

PUMITA RODRÍGUEZ

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_08

Pumita Rodríguez é um lateral-direito uruguaio que chega ao Vasco após ter disputado a Copa do Mundo do Catar pelo Uruguai. Vindo do Nacional-URU, onde se sagrou campeão do Campeonato Uruguaio na última temporada.

Com 25 anos, Pumita fez 44 jogos, marcou 3 gols e deu 5 assistências atuando pelo seu ex-clube. Porém, no Mundial ele não chegou a ter chances de entrar em campo nos três jogos da fase de grupos.

Com status de titular, Rodríguez fechou com o Vasco até dezembro de 2025.

(Daniel Ramalho/Vasco)

IVAN

O jovem goleiro de 25 anos que pertence ao Corinthians e estava emprestado no Zenit, da Rússia, por conta do empréstimo de Yuri Alberto ao Timão em 2022, chegou ao Vasco também por empréstimo, mas com opção de compra no final de 2023.

Ivan não foi muito utilizado no clube russo. Por lá ele foi o goleiro das taças, entrando em campo em quatro oportunidades, e tomando cinco gols. Porém, ele pegou um pênalti importante na campanha do time.

O arqueiro deverá ser o novo titular do Vasco de Maurício Barbieri, que dispensou Thiago Rodrigues, que foi apelidado como “Batman” pela torcida do clube e foi decisivo no último jogo do acesso.

(Daniel Ramalho/Vasco)

LUCA ORELLANO

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_09

Luca Orellano, de 22 anos, chega ao Vasco da Gama como a maior promessa para 2023. Titular no tradicional Vélez Sarsfield, da Argentina, o ponta fez uma boa Libertadores pelo clube que acabou sendo eliminado na semifinal pelo campeão Flamengo. Na competição continental foram 12 jogos, todos como titular, e três assistências.

O ponta canhoto, é bastante habilidoso e é titular do clube argentino desde 2020. No total, Luca fez 51 jogos com a camisa do Vélez no campeonato nacional entre 2019 e 2022, e ajudou o time com três gols e três assistências.

(Velez.com)

Com um grande potencial para ser explorado, o argentino, que firmou contrato até dezembro de 2025, deve ser um dos destaques da equipe treinada por Barbieri, que sempre conta com um ataque bastante rápido e criativo.

JAIR

A última e o maior nome para o meio campo é o volante Jair, que veio do Atlético-MG para poder suprir a saída do craque da base Andrey Santos, que foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra.

pp_amp_intext | /75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_10

Com 28 anos, Jair era titular absoluto do Galo, e teve em 2021 sua melhor temporada no clube, sendo muito importante na conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

(Divulgação/Vasco)

Na temporada passada, o volante fez 31 jogos na Série A, sendo 26 como titular, e ajudou a equipe com um gol e quatro assistências. Jair chega ao Vasco até dezembro de 2025 e deve ser o dono do meio campo sob o comando de Barbieri.

/75894840,1030357/FUTEBOL_INTERIOR_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
Todos os jogos

{{ game_score.live_score.current_cicle }}

{{ current_game.teamA.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamA_gols }}
{{ current_game.teamB.name_abbr }} {{ game_score.live_score.teamB_gols }}